quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

RPG como forma de pais educarem e passarem mais tempo com suas crianças

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele”.

Independente da religião que uma pessoa escolha seguir, penso ser incontestável a sabedoria nessas breves palavras. A situação na qual nosso mundo está, e principalmente, nossos pequenos se encontram, é uma triste constatação da sabedoria dessa frase. Pais passam cada vez menos tempo com seus filhos, e estes são cada vez mais educados e ensinados por terceiros. Penso que não precisamos entrar aqui no mérito dos malefícios que surgem quando crianças crescem sem a presença constante dos pais, ou dos pretextos que muitos utilizam para “terceirizar” suas crianças. Tudo isso é bastante claro e já foi discutido à exaustão.

O que desejo aqui é compartilhar experiências que ajudam, de uma forma supreendentemente simples e valiosa, pais e filhos passarem mais tempo juntos. O jogo de RPG nada mais é do que um jogo de se contar histórias, nas quais os personagens superam desafios por algo que consideram importante. Diferente de um livro de fantasia, aqui os jogadores interpretam os heróis. E diferente de uma ida ao parque, onde as crianças brincam sozinhas enquanto pais se distraem com o celular, todos aproveitam o passatempo juntos. Verdadeiramente em família.

Se você é um jogador veterano que agora é um pai ou uma mãe, você certamente não precisa de alguém que lhe ensine a jogar RPG. Mas pode se beneficiar de conselhos e sugestões para aproveitar o hobby de forma saudável, segura e moralmente educativa com seus filhos. Se você nunca jogou RPG mas acha a ideia interessante, encontrará tudo o que precisa aqui para começar. Vários são os benefícios dessa prática, especialmente no quesito de orientação moral e discernimento de certo e errado. Mas o importante, acima de tudo, é que o conteúdo desse espaço ajude pais e mães a passarem mais tempo com seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário